O SECOVI SP e a PROEMPI (Associação de Empresas e Profissionais do Setor Imobiliário de Jundiaí e Região) divulgaram, na noite dessa terça-feira (22), estudo que atualiza as informações do terceiro trimestre do ano e dos últimos 12 meses, durante o Encontro Secovi-SP do Mercado Imobiliário em Jundiaí, evento promovido pelas duas entidades e que reuniu autoridades municipais e empresários do ramo da construção civil.
Quase 100 pessoas se reuniram no auditório da ASTRA S/A para acompanhar os números que são fundamentais para a tomada de decisão. De acordo com o presidente da PROEMPI, Paulo Oliva, o estudo de mercado traz informações privilegiadas para empresários que querem investir. "A partir de avaliar o comportamento do mercado, fica mais fácil decidir as próximas ações. Para quem está pensando em investir em 2023, este evento é o primeiro passo", avalia.
Paulo reforçou ainda que Jundiaí oferece boas oportunidades para se se investir. "Os números que divulgamos comprovam que o mercado imobiliário vai muito bem. E aqui em Jundiaí vai bem, justamente, pelos indicadores positivos na economia, segurança, educação, meio ambiente e qualidade de vida: este conjunto de bons motivos que faz a nossa cidade tão atrativa para investidores e empreendedores do mercado imobiliário e da construção civil", completa.
Como se comportou o mercado - O mercado imobiliário de Jundiaí registrou o lançamento de 192 unidades residenciais novas e a comercialização de 273 unidades no terceiro trimestre de 2022, conforme estudo realizado pelo Secovi-SP e a consultoria Brain Inteligência Estratégica.
No trimestre encerrado em setembro, o VGL (Valor Global Lançado) totalizou R$ 47,0 milhões e o VGV (Valor Global de Vendas) atingiu R$ 172,3 milhões. A oferta final no período foi de 1.122 unidades, correspondente, em valores, a R$ 491,8 milhões. "O estudo aponta que os lançamentos acumulam 972 unidades no ano (de janeiro a setembro) e 2.182 unidades em 12 meses. As vendas totalizam 2.265 unidades acumuladas no ano e 2.561 unidades em 12 meses", enumera Guilherme Werner, da Brain Inteligência Estratégica.
Com o resultado de setembro, o VGL acumula no ano R$ 235,0 milhões, dos quais 83% se concentram no lançamento de imóveis econômicos. Em unidades, o segmento econômico respondeu por 89% dos lançamentos em Jundiaí em 2022. Dos 972 imóveis lançados no ano, 89% foram unidades de 2 dormitórios econômicos; 99,7% estavam na faixa de preços entre R$ 230 mil e R$ 500 mil; e 69% tinham área útil de até 45 m2. "Houve equilíbrio entre o segmento econômico e outros mercados nas vendas de unidades. Ambos participaram com 50% do total de 2.265 imóveis comercializados", avalia Werner.
As unidades de 2 dormitórios econômicos responderam por 50% do total comercializado no ano, seguidas por imóveis de 2 dormitórios (32%). Houve predomínio também dos imóveis na faixa de preços entre R$ 230 mil e R$ 500 mil, com 82% do total vendido no ano. Imóveis com área útil até 45 m2 e unidades na faixa entre 45 m2 e 65 m2 participaram, respectivamente, com 43% e 33% das vendas em Jundiaí até setembro. Os outros mercados lideraram a comercialização em valores, com 63% do VGV de R$ 863,7 milhões contabilizados no acumulado no ano.
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