A PROEMPI (Associação das Empresas e Profissionais do Setor Imobiliário de Jundiaí e Região) promoveu, no dia 20 de setembro, a palestra mais movimentada da Feiccad 2024, voltada para síndicos e administradoras de condomínios. Realizada no piso G3 do Maxi Shopping Jundiaí, a apresentação trouxe como tema "Condomínio Eficiente: práticas de sucesso e oportunidades no mercado livre de energia" e foi conduzida por Eli Gonçalves, vice-presidente de Inteligência de Mercado da PROEMPI, e Ailton Tertuliano, especialista em gestão condominial.
Ailton Tertuliano, autor do livro Síndico Gestor: Os 4 pilares para uma gestão condominial de sucesso, abordou em sua fala os fundamentos para uma administração eficiente de condomínios. Ele apresentou os quatro pilares da gestão condominial ? planejamento, organização, direção e controle ?, oferecendo exemplos práticos de como aplicá-los no dia a dia dos síndicos. "A aplicação prática desses pilares pode assegurar uma gestão condominial verdadeiramente profissional, inteligente, transparente e bem-sucedida", afirmou Ailton.
O especialista reforçou ainda que, com o uso adequado de ferramentas e técnicas, qualquer síndico, seja profissional ou voluntário, pode alcançar uma administração eficiente e de qualidade. "Sem método, o síndico vai ficar num looping infinito de tentativa e erro, tentativa e erro, ao passo que com metodologia, ele entra num círculo virtuoso de tentativa, erro, correção, adoção e performance, trazendo resultados positivos para o condomínio e seus moradores", explicou, reforçando que o planejamento deve ser a bússola do profissional. "A organização pavimenta o caminho, a direção é o motor que impulsiona, o controle é o mapa desta jornada que se chama Gestão Condominial", completou.
Eli Gonçalves, por sua vez, focou no potencial de economia proporcionado pelo mercado livre de energia. Ele explicou que esse ambiente permite a negociação direta entre consumidores e fornecedores de energia, proporcionando maior flexibilidade e a possibilidade de redução de custos que pode variar entre 20% e 40%. Eli também destacou o processo necessário para migração ao mercado livre, desde a análise de viabilidade até a contratação de um agente intermediador.
Para incorporadoras, Eli afirmou que existe a possibilidade de desenvolvimento de projetos imobiliários já adaptados ao Mercado Livre de Energia. "As possibilidades são infinitas, desde a venda de imóveis com argumento de condomínio mais barato e sustentável; apoio na migração de condomínios já entregues, fortalecendo imagem de marca. Já as administradoras de condomínio conseguem agregar serviço de redução de custo condominial e certificação ambiental aos seus clientes, com possibilidade de diversificar receita com parceiros intermediários do Mercado Livre de Energia", explicou, reforçando que as imobiliárias podem oferecer como serviços adicionais à compra/venda/localização. "Agregar serviço de redução de custo de energia a imóveis comerciais e residenciais, com certificação ambiental aos seus clientes e possibilidade de diversificar receita com parceiros intermediários do Mercado Livre de Energia é um valor agregado que as imobiliárias podem oferecer.
A palestra atraiu a atenção dos participantes da Feiccad e foi um dos destaques do evento. Síndicos e administradores de condomínio saíram com novas ideias e soluções práticas para a gestão de suas unidades, especialmente com relação à otimização energética e redução de custos condominiais.
Fernando Henriques, síndico do Residencial Harmonia, destacou a importância do planejamento nas atividades do síndico e elogiou os insights oferecidos por Ailton Tertuliano. "Com certeza aplicarei alguns dos cases que ele apresentou", afirmou Henriques, que também mostrou interesse em explorar mais as oportunidades no mercado livre de energia. "Vou buscar saber mais sobre o mercado livre e comparar com o projeto de placas fotovoltaicas que já estamos desenvolvendo em nosso condomínio", garantiu.
Confira nas imagens como foi a palestra e a participação da PROEMPI na FEICCAD 2024.